Mariana Serri (Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil, 1982).
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.

 

Artista plástica formada pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, em Bacharelado e Licenciatura, em 2005 e 2006 respectivamente.

Em 2013 apresenta a exposição individual Áporo na Galeria Marilia Razuk. Em 2012 apresenta exposição individual de pinturas realizadas para o livro de poemas Epidermias na Casa das Rosas. Em 2010 apresenta a exposição individual we live on a mountain na Galeria Virgilio. Participou da 3ªedição do Programa de Residências São João, em São José do Vale do Rio preto, RJ, 2014.

Expôs em diversas exposições coletivas, dentre as quais se destacam: Brazilian Modern: Icons and Innovation, na Ampersand House and Gallery em 2012, em Bruxelas, Bélgica; Além da Forma, com curadoria de Cauê Alves no Instituto Figueiredo Ferraz; Os Primeiros dez anos, no Instituto Tomie Ohtake em 2012, com aproximadamente 50 artistas contemporâneos; Paisagens à margem, no Programa de Exposições do Paço das Artes em 2011, com Lucas Arruda, Mariana Galender e Mariana Tassinari; exposição Do lugar, na galeria Múltiplo Espaço Arte RJ em 2011; Projeto Radiovisual da 7ª Bienal do Mercosul com a obra Aperte o botão ou apresente o seu cartão, realizado em parceria com Lucas Arruda; exposição Incompletudes na Galeria Virgílio em 2010 com curadoria de Mario Gioia; exposição Mediações / Galeria Motor em 2010; exposição Vistas a perder de vista na Galeria Penteado em 2010 com curadoria de Claudio Cretti; exposição entre 5 paredes em 2008 com Ana Prata, Bruno Dunley e Lucas Arruda; 37º Salão de Arte Contemporânea de Santo André Luiz Sacilotto; Escola São Paulo; 40º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba; 11ª Bienal de Santos; Programa de Exposições de Ribeirão Preto; 13º Salão dos Novos de Joinville; IV Território de Arte de Araraquara; e 37º Anual de Artes da FAAP, na qual recebeu prêmio pela obra Domingo, 2005, (vídeo, 13’31’’). De agosto de 2000 a julho de 2001 cursou o 3º ano do Ensino Médio com habilitação em Artes-Plásticas na Escola De Wijnpers, em Leuven, na Bélgica. Atualmente faz parte do corpo de artistas que integram a Galeria Marilia Razuk em São Paulo, e da Galeria Mul.ti.plo Espaço Arte no Rio de Janeiro.Possui obras em importantes coleções do Brasil.

Paralelamente à produção artística, trabalha com ensino da arte há mais de 15 anos. Ministrou cursos de artes-plásticas para os mais diversos públicos, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, até cursos livres para adolescentes, professores e idosos. Realizou a Coordenação da Formação dos Educadores da 29ª Bienal de São Paulo em 2010, e coordenou de 2008 a 2014 o Núcleo de Atendimento ao Público da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake em São Paulo, onde trabalhou desde 2004.